Conheçam os ministrantes do projeto "Bonsai - oficinas integradas", locais, horários e datas dos encontros.

Juliana Sanson é a ministrante da terceira oficina do projeto: "Bonsai 3 - Da literatura ao cinema: processo de adaptação". Ela é roteirista, diretora e produtora audiovisual, graduada em Letras e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Sua formação em cinema vem de cursos livres realizados em Cuba, Argentina, Chile e Brasil. Dirigiu e roteirizou os curtas de ficção “Fabulário Geral de um Delírio Curitibano” (2007), “Coração Magoado” (2012) e “Prato do Dia” (2014), e o longa-metragem “Uma Morte Qualquer” (2019). Dirigiu videoclipes para Grupo Fato, Leo Fressato, Estrela Leminski e Téo Ruiz, Dalvinha Brandão e Michelle Pucci. Em 2018, dirigiu os curtas de ficção “Bicho do Mato” e “Julieta de Bicicleta”, e o piloto de série documental para TV “Fronteiras/Guaíra”. É uma das coordenadoras das oficinas de storytelling e realização de vídeos para migrantes e refugiados “Feitos de Coragem” e sócia da Fabulário Filmes. A oficina acontecerá aos sábados, das 13h30 às 17h, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam - Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui - Santo Inácio. Datas: Setembro, Dias: 17, 24, Outubro, Dias: 01, 08, 15, 22.
"Bonsai 2 - Leitura, Análise e Criação" é a segunda oficina do projeto e será ministrada pelo escritor Paulo Sandrini. Paulo Sandrini é mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Autor de vários livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé”, “O Rei era assim”, “Exposição das tripas”, “Osculum obscenum” e “Peixes coloridos de alto-mar”. Participou de coletâneas no Brasil, Argentina, Peru e México ("15 Cuentos brasileros", "90-00 : Cuentos brasileños contemporáneos", "Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea”, “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede”, entre outras). Ministra oficinas de criação literária desde 2007. É editor da Kafka Edições e músico compositor no duo Gabardine. Foi premiado nos concursos Paulo Leminski, Luiz Vilela e Outras Palavras. Sua oficina acontecerá aos sábados, das 13h30 às 17h, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam - Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui - Santo Inácio. Confira as datas: Junho, dia: 25, Julho, Dias: 02,09,16, 23,30, Agosto, Dias: 06, 13, 20, 27, Setembro, Dias: 03, 10.
A primeira oficina do projeto - "Bonsai 1 - Teorias da Narrativa" - será ministrada por Otto Winck. Otto é doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 1967. Depois de uma passagem por Porto Alegre, radicou-se em Curitiba, em 1982. Em 2006 foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance Jaboc, publicado no ano seguinte pela editora Garamond. Em 2017 lançou pela Editora Appris o ensaio Minha pátria é minha língua: identidade e sistema literário na Galiza, resultado de sua pesquisa de doutorado, e no ano seguinte publicou um volume de versos, Cosmogonias, pela Kotter Editorial. Seu romance Que fim levaram todas as flores saiu em 2019, numa parceria da Kotter com a Patuá. Neste ano, lançou Périplo, um poema-livro, também pela Patuá. Leciona atualmente na PUCPR e no programa de pós-graduação stricto sensu da Uniandrade. Além disso há anos vem ministrando oficinas de escrita criativa. Confira a programação desta oficina: Às terças-feiras – 18h45 às 22h Solar da Cultura - R. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco. Maio, Dias: 10, 17, 24, 31, Junho, Dias: 07, 14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA DAS INSCRITAS E INSCRITOS DAS OFICINAS INTEGRADAS BONSAI

"Odradek - oficina de invenção", no CE Paulo Leminski - Curitiba-PR